| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Tyranni |
| Infraordem: | Tyrannides |
| Wetmore & Miller, 1926 | |
| Parvordem: | Tyrannida |
| Família: | Tyrannidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Tyranninae |
| Vigors, 1825 | |
| Espécie: | M. tyrannulus |
A maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Também chamada de maria-tola e mané-besta.
Esta espécie é denominada popularmente de maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado, devido à cor ferrugínea que suas retrizes e rêmiges apresentam.
Seu nome científico significa: do (grego) muia = mosca; e de arkhos = dono das regras, chefe; e do (latim) = tyrannulus diminutivo de tyrannus = pequeno tirano. ⇒ Pequeno tirano chefe das moscas ou pequeno tirano papa-moscas.
Cerca de 1/3 maior do que as outras espécies do gênero, apresenta as penas da cauda com um largo bordo marrom na parte interna (os juvenis do gênero possuem uma faixa estreita nas duas margens e ponta). Nas asas fechadas, uma linha marrom avermelhada nas penas de vôo da parte mais externa. Essas características necessitam de condições favoráveis para serem notadas, por exemplo, quando a ave abre as asas ou a cauda. Mede aproximadamente 22cm.
Possui sete subespécies:
Como as outras aves do gênero, ao pousar procura insetos em vôo para caçar. Antes de voar, localiza-os com movimentos lentos de cabeça, mantendo as penas da cabeça e do papo semi-eriçadas. Além dos insetos, alimenta-se de suas larvas, bem como frutos.
Vive solitário ou em casais no período reprodutivo. Chamado rápido (como um soluço), a melhor maneira de identificá-lo, depois de aprendido. No período reprodutivo (agosto a dezembro), vários sons rápidos, parecendo improvisar de cada vez.
O ninho, escondido em cavidades de árvores ou cactos, é confeccionado com pequenos ramos, pêlos de mamíferos e muda de pele de serpente. Nele são postos 3 ovos branco-amarelados com manchas violetas.
Ocorre em todos os ambientes florestados, sendo mais comum na mata seca e no cerradão. Aparece nas áreas de cerrado mais denso. Como também em borda de matas, campos com árvores esparsas e caatingas.
Presente em quase todo o Brasil, com exceção de algumas áreas da Amazônia.